A Autogestão da Saúde e do Prazer

Bailarina e Terapeuta

A Autogestão da Saúde e do Prazer

De tudo que observo de maravilhoso nos grupos de Ginecologia Natural e Yoni Eggs, o mais interessante é o movimento de autogestão da saúde e do prazer. E coloco juntos a saúde e o prazer porque acredito que eles estejam intimamente ligados quando falamos das medicinais naturais citadas aqui.

Tanto a GinecoNatural como as Yoni Eggs são medicinas ancestrais do Feminino que incentivam a observação genuína e amorosa da saúde e do prazer, que englobam, além do corpo, crenças, história e afetos que constroem o ser humano como um todo.

Por isso, podem ser praticadas por mulheres, homens trans, pessoas não binárias e todas as pessoas que tenham a sabedoria uterina e esse portal de conhecimento divino chamado Yoni (vagina).

Trata-se da consciência de uma saúde preventiva, concreta e muito mais próxima da realidade de quem a experiencia. A proposta é sermos protagonistas e participativos na própria saúde, intimidade e prazer.

E para sermos agentes cuidadores, pensantes e construtivos, precisamos ser integrativos. Afinal, a saúde e o prazer são assuntos que englobam a integralidade.

Se pudermos compreender o nosso ciclo menstrual, ciclo hormonal, menopausa, útero e órgãos genitais podemos também enxergar o corpo, a saúde e o prazer amplamente, considerando também nossa formação cultural, aspectos espirituais, econômicos e políticos. Eles não podem ser ignorados quando o assunto é saúde e menos ainda quando o assunto é prazer.

A autogestão da nossa saúde e do nosso prazer também joga um grande holofote à nossa ancestralidade: nosso histórico familiar, a grande árvore que nos sustenta.

Considerar todas essas variáveis para a saúde e o prazer é o que propõe o uso das Yoni Eggs e da Ginecologia Natural. Mas é claro, o caminho pode mover camadas e camadas, num paciente descascar.
Pode não ser rápido, mas a meu ver, o caminho da autogestão é sempre o mais generoso.

 

Aysha Almeé

Figura: Pinterest, retirada do blog Women´s Health Deutschland.